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Excelência na Gestão Comercial em PSLTS

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Disponibilidade: Em estoque

R$300,00

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A quem se destina


Vendedores, Representantes, Supervisores Comerciais, Gerentes de Venda e Gerentes de Filiais em empresas prestadoras de serviços em logística e transportes.


Também indicado para profissionais de outras áreas diretamente relacionadas com o Departamento de Vendas como Customer Service (Serviço ao Cliente), SAC, Telemarketing, Administrativo de Vendas, Financeiro (formação de preços), etc.

Excelência na Gestão Comercial em PSLTS

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Porque participar?

Trata-se de um curso abrangente, mas extremamente objetivo, voltado para a rápida preparação dos profissionais da área Comercial, capacitando-os para os desafios impostos pelos Clientes e pela concorrência.

Estratégias comerciais bem sucedidas, profissionais motivados e tecnicamente capacitados e ferramentas de gestão corretamente aplicadas, proporcionam às empresas de logística e transportes um maior volume de vendas e lucratividade e garantem a sua sobrevivência e crescimento no longo prazo.

Conteúdo programático

 

Módulo I – Panorama do Mercado de Prestação de Serviços Logísticos e Transportes (PSLTs) (1 hora)
1. Conceitos Básicos sobre PSLTs
2. Diferenças Transportadoras e Operadores Logísticos
3. Elementos Básicos de um Operador Logístico
4. Perfil dos Operadores Logísticos no Brasil
5. Conceito de 4PL – FourthParty Logistics
6. Fatos recentes e relevantes no Mercado e suas implicações em Vendas
7. Análise Evolutiva e Histórica das Empresas de Logística e Transporte
8. Tendências no Mercado de Prestação de Serviços em Logística e Transportes

Módulo II – Terceirização Logística (1 hora)

1. Conceitos básicos sobre a Terceirização Logística
2. Panorama da Terceirização Logística no Brasil e no Mundo
3. Visão do Embarcador x Visão do PSLT
4. O Processo de Terceirização Logística
a. RFI – Request for Information
b. RFP – Request for Proposal
5. Tendências de Curto, Médio e Longo Prazo na Terceirização em Logística e Transportes
6. Análise de fatos recentes e relevantes do setor

Módulo III – Planejamento Estratégico de Vendas em Empresas de Logística e Transportes (1 hora)

1. Importância do Planejamento Estratégico para as Empresas de Logística e Transportes
2. Conceitos Básicos de Planejamento Estratégico
3. O Uso da Análise SWOT no Planejamento Estratégico das Empresas
4. Etapas para a Elaboração de um Plano Estratégico nas Empresas de Logística e Transportes
5. Estratégias de Negócio para as Empresas de Logística e Transporte (Estratégias de Custo, Diferenciação e Especialização)
6. Commodities e Serviços Potenciais
7. Análise do Mercado e da Concorrência
8. Estratégias de Crescimento
9. Inovação em Serviços

Módulo IV – Gestão Comercial (2 horas)

1. O ciclo de vida de produtos em logística e transportes
2. Administração do ciclo de venda de serviços logísticos e transportes
a. comportamento durante o processo de vendas
b. corpo-a-corpo junto ao Cliente
c. ações preventivas e corretivas
d. a diferença entre vender Logística e Transportes
3. Instrumentos para a gestão comercial
4. Aplicação da curva ABC à gestão comercial
5. Política de atendimento e pós-venda. 
6. Fidelização de Clientes
7. Novos clientes x novas vendas em Clientes existentes
8. Relacionamento com o Cliente – CustomerRelationship Management. 
9. Gestão de reclamações
10. Indicadores de Desempenho na Gestão Comercial

Módulo V – Marketing para Prestadores de Serviços em Logística e Transportes (1 hora)

1. Conceitos Básicos em Marketing
2. Marketing aplicado às Empresas de Logística e Transportes
3. Como diferenciar o seu serviço da concorrência?
4. Ações Mercadológicas no Mercado Tradicional
5. Ações Mercadológicas no Mercado Virtual (Web Marketing)
6. Gestão da Marca – (Branding e E-Branding)
7. Sistema de Inteligência de Marketing: o que é e como implantar?

Módulo VI – Gestão de Contratos (30 minutos)

1. Conceitos Básicos sobre Gestão de Contratos
2. Tipos de Contratos
3. O Papel do Comercial na Gestão de Contratos
4. Indicadores Econômicos para a Gestão de Contratos
a. IPCA
b. IGP-M
c. INTC
d. Índice Próprio

Módulo VII – O Profissional da Área Comercial (30 minutos)
 
1. O perfil do profissional da área Comercial na prestação de serviços logísticos e transportes: Vendedor Técnico x Vendedor Tradicional
2. Formação Técnica e Conhecimentos “Periféricos”
3. Estrutura Organizacional da área Comercial
4. Remuneração da Área Comercial. Como implantar um sistema que atraia e retenha talentos e vendas e que estimule a vender mais.

Módulo VIII – Noções sobre Custos e Formação de Preços (1 hora)

1. Noções Básicas de Custos e Preços
a. Conceitos de Preço e Custos
b. Classificação quanto a produção: Custos Fixos e Variáveis
c. Classificação quanto a apropriação: Custos Diretos e Indiretos
d. Diferença entre Custo e Despesa
2. Custos em Transportes
a. Custos Diretos Fixos e Variáveis
b. Custos Indiretos
c. Despesas Administrativas e de Terminais
d. Fatores que Influenciam o Custo de Transportes
e. Planilha de Custos Operacionais dos Veículos e Análise Vertical
3. Custos em Armazéns
a. Custos Diretos e Indiretos
b. Custos com Mão-de-Obra, Espaço, Equipamentos e Outros
c. Rateio de Custos Gerais
d. Planilha de Custos Operacionais dos Armazéns e Análise Vertical
e. Custos em Operações in-house
4. Formação de Preços
a. Metodologias de Preços em Logística Integrada
i. Custo mais Margem ou Cost-Plus
ii. Custo mais Taxa de Gerenciamento Fixa
iii. Taxa de Incentivo
iv. Taxa Unitária
b. Estrutura Tarifária no Transporte Rodoviário de Carga
i. Frete Peso
ii. Frete Valor
iii. Taxas
c. Formas de Custeio em Armazéns
i. Preço por pálete recebido / expedido, com ou sem picking
ii. Preço por posição pálete na quinzena, no mês ou em um período
iii. Preços por tonelada, m² ou m³
iv. Planilha de preço para operações de movimentação e armazenagem

 

Instrutor:

 

Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Atualmente é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda, da NETLOG (voltada ao hunting e outplacement), da Resolve! e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em  logística (mais de 120 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos seis anos treinou mais de 8.000 profissionais de 3.200 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 300 artigos na área.

Demais informações:

Atendimento do professor: através de chat ao vivo de 15 em 15 dias e através de e-mail;

Avaliação: para conclusão do treinamento é necessário efetuar uma prova com 20 questões de alternativa;

Certificado: o certificado será entregue através do Correio, sendo necessário atingir na avaliação nota mínima de 7.

Informações adicionais

Autor Marco Antonio Oliveira Neves
Duração 200 a 250 slides

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