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FAQ

1) Qual a diferença entre um curso presencial e a modalidade on-line disponibilizada pela Tigerlog?
O material fornecido é o mesmo, bem como o certificado de participação. Nos cursos presenciais, o material será disponibilizado em Power Point (.ppt), enquanto que nos cursos on-line serão disponibilizados em Adobe Acrobat (.pdf).

Na modalidade on-line ficará a critério do aluno a data e a carga horária programada para os estudos, desde que atendido o prazo máximo para a conclusão do curso, especificado adiante. Não existirá a necessidade de deslocamento do participante até o local de realização do evento, sendo todo o curso realizado à distância, em seu computador.
Nos cursos presenciais, existirão data e hora específicas para a realização dos treinamentos.  A interação com o instrutor e demais participantes será muito maior, produzindo ao final, um melhor aproveitamento. Nesse caso, porém, o aluno incorrerá com despesas decorrentes do deslocamento, hospedagem e alimentação.

Em função da realização do curso à distância, sem a necessidade de infra-estrutura física para a acomodação dos participantes, o custo será menor, representando até 50% do valor do curso presencial. Um curso presencial com custo de R$ 500,00, poderá custar entre R$ 250,00 e R$ 300,00 na modalidade on-line.


2) Quais as formas de pagamento possíveis para a aquisição do curso on-line?
O pagamento pode ser realizado através das seguintes opções:

- Boleto bancário através do PagSeguro da UOL;
- Cartão de crédito em até 18x através do sistema PagSeguro da UOL;
- Depósito bancário diretamente na conta corrente da Tigerlog, através Banco Itaú Agência 0211, C/C 20408-6 (*);
- Transferência bancária através do Sistema PagSeguro.

(*) Para pagamentos através de depósito, solicitamos encaminhar e-mail à Tigerlog, para financeiro@tigerlog.com.br com o comprovante do pagamento em anexo para liberação do login e senha de acesso ao curso online.


3) Como faço para efetuar o pagamento através do PagSeguro?
Primeiro será necessário que você efetue o cadastro. Caso você já possua o cadastro no Sistema PagSeguro, basta  inserir o login e senha. Favor seguir as orientações do campo de pagamento.
Caso não possua o cadastro, clique no ícone “pagamento” através do PagSeguro e preencha o formulário.
Após o cadastro você receberá em seu e-mail um link para ativar sua conta PagSeguro. Clique em “ativar cadastro” para finalização do processo.
No ambiente do usuário Pagseguro, clique em “pagamento” para efetuar a compra, preenchendo os campos em branco: informe o e-mail do destinatário, o valor da compra e escolha a forma de pagamento (boleto, cartão de Crédito, depósito bancário, transferência bancária ou Saldo disponível no PagSeguro). Confirme os dados e finalize a compra.
Após a confirmação do pagamento, seu Login e senha de acesso ao curso online serão liberados e enviados através do seu e-mail.


4) Como faço para emitir a 2ª. Via do boleto através do Sistema PagSeguro?
Acesse sua conta PagSeguro e no Extrato de transações selecione a transação que deseja consultar‚ serão exibidas as informações do vendedor e detalhes da transação‚ selecione a opção Gerar 2ª via do boleto.


5) Depois do pagamento realizado, qual o procedimento para o acesso ao material?
Confirmado o pagamento, você receberá através do seu e-mail um login e uma senha para acesso ao ambiente do usuário, onde será disponibilizado o conteúdo técnico e ambiente do usuário desfrutando dos canais de atendimento, fórum e demais funcionalidades.


6) Quanto tempo levará entre o pagamento e a liberação de login e senha para acesso ao material?
Após a realização e confirmação do pagamento o login e senha serão liberados em até 48 horas, se o mesmo foi realizado em horário comercial e dia útil. Pagamentos realizados aos sábados, domingos e feriados deverão aguardar o próximo dia útil para contar às 48 horas e após esse prazo receberão o login e senha.


7) Receberei nota fiscal?
Sim, claro. A Nota Fiscal será emitida conforme preenchimento do formulário, seguindo as opções abaixo:
Se a compra for realizada por pessoa jurídica, será necessário informar a razão social, endereço completo, CEP, CNPJ, inscrição estadual, telefone, nome completo e e-mail do responsável pela compra e do e-mail do departamento de contas a pagar ou fiscal.

No caso de pessoa física, informar o nome completo, telefone, endereço residencial completo, CEP, e-mail e CPF.


8) A empresa onde trabalho, e que realizará a compra, paga apenas mediante a apresentação da nota fiscal, exigindo ainda um prazo mínimo, que pode variar de 15 a 30 dias. Nesse caso, quando receberei o login e a senha para acesso ao material?
Nesse caso, a Tigerlog emitirá a nota fiscal e aguardará a comprovação do pagamento. Apenas após o recebimento do comprovante de pagamento, respeitando os prazos definidos pela sua empresa, liberaremos a senha para acesso. Nessa hipótese, havendo necessidade de uso imediato do material, recomendamos o pagamento por pessoa física e a solicitação de reembolso na empresa.


9) Quais as fontes utilizadas na elaboração dos materiais técnicos?
Todos os materiais são desenvolvidos a partir da literatura técnica existente no Brasil e no Exterior. Além disso, o material é complementado pela experiência prática do autor, obtida a partir de sua vivência profissional.


10) Existe algum controle de qualidade do material disponibilizado?
Sim, existe. Em até 10 dias após a conclusão do curso, você poderá preencher o questionário de avaliação do curso realizado. A sua participação não será obrigatória, mas nos sentiremos honrados com o seu retorno. Nessa avaliação você também poderá realizar comentários, que serão publicados no website com ou sem a sua identificação, dependo da sua autorização ou não.


11) Após o recebimento do login e da senha, quanto tempo terei para o download do material e quantas vezes poderei acessar o website da Tigerlog para baixar o mesmo material?
Após o recebimento da senha, você terá acesso o material no sistema. O material só será disponibilizado para download após a conclusão do curso e o usuário terá até CINCO dias (corridos) para efetuar o download do material antes da data agendada da prova. Se não realizar o download nesse prazo, pagará uma taxa de 20% do valor do material para o recebimento da nova senha. O material poderá ser baixado uma única vez. Trata-se de uma medida de segurança, pois assim evitamos que com uma única senha várias pessoas possam baixar o material.


12) No caso de atualizações do material, haverá alguma condição especial para o acesso a uma nova versão?
Sim. Ao participar de qualquer curso à distância da Tigerlog, seus dados serão mantidos em nossos arquivos eletrônicos. A cada nova atualização você será avisado por e-mail e poderá acessar a nova versão através do pagamento de uma taxa equivalente a 30% do valor atualizado do material e receberá uma nova senha para login.


13) Existem pré-requisitos para a realização dos cursos on-line?
Não, mas é claro que quanto maior o conhecimento prévio existente e quanto maior a experiência na área, maior será o seu aproveitamento.


14) Em que extensão o material será fornecido?
O material será fornecido em Adobe Acrobat (.pdf)


15) Além do material adquirido, precisarei comprar livros?
Em cada curso é disponibilizada a bibliografia. Ficará a critério de cada participante a aquisição dos livros relacionados.


16) Qual o tipo de interação existente com os profissionais da Tigerlog ao longo da realização do curso on-line?
A cada quinze dias, em data e horário informados ao adquirir o curso, você disporá de 60 minutos para interação com o próprio autor do material ou outros profissionais indicados pela Tigerlog, através do computador. Através da tecla AGENDAMENTO você poderá reservar sua vaga de chats (bate-papos) realizados para sanar suas dúvidas e interagir com outros participantes do mesmo curso.

 

17) Que prazo terei para agendar a minha participação no chat para dúvidas?
Você terá até um dia anterior a data do atendimento para confirmar a sua participação no chat para dúvidas, caso ainda haja vagas. Expirado esse prazo, você apenas poderá agendar a sua participação na data seguinte prevista.



18) Caso não possa participar dos chats quinzenais, existirá algum outro meio para a interação com os instrutores?
Sim, através do e-mail suporte@tigerlog.com.br, informando no campo assunto o nome e o código do curso. O retorno ocorrerá em até 5 (cinco) dias do recebimento do e-mail.



19) Além de tudo isso, existirá algum outro meio para aprendizado?
Sim. Todas as perguntas e respostas realizadas nas salas de bate-papo (chat) e nos e-mails encaminhados aos instrutores formarão uma seção de “Perguntas e Respostas” que poderá ser acessada pelos participantes ao longo dos 90 dias duração do curso.


20) Receberei algum certificado de conclusão do curso?
Sim. Após a realização da prova, se alcançada a nota mínima necessária, você receberá o certificado pelos Correios. Caso seja reprovado, você ainda terá mais duas novas tentativas para obter a pontuação mínima requerida para a aprovação no curso.


21) O que acontecerá caso eu não seja aprovado após a realização das três avaliações?
Nesse caso, será necessário realizar o curso novamente, a partir de novo login e senha que poderá ser obtido por um valor 50% do valor do curso atualizado.


22) Quanto tempo terei para concluir o curso?
A partir da liberação do login e senha, você deverá concluir o curso e realizar a prova técnica (até três vezes) em no máximo 90 dias. Após esse prazo, será necessário adquirir o curso novamente e obter novo login e senha. Nesse caso será concedido desconto de 50% sobre o valor do curso atualizado.


23) Em que momento a prova técnica será realizada?
Você terá até 90 dias para a conclusão do curso e realização da prova técnica. Assim que finalizar seus estudos, você deverá solicitar a prova técnica, através da tecla AGENDAMENTO, especificando dia e horário. Lembre-se, que caso realize mais de uma prova para a obtenção da pontuação mínima, a cada nova avaliação será necessário o AGENDAMENTO.


24) Quanto tempo terei para concluir a prova técnica?
O arquivo ficará disponível no sistema pelo período de 24 horas. Ao iniciar a prova você terá até 2 horas para concluí-la. O tempo será cronometrado ao clicar no botão iniciar a prova.


25) A prova será realizada na modalidade de testes de múltipla escolha ou também contará com questões descritivas?
Apenas questões de múltipla escolha. Não serão propostas questões descritivas.


26)  Qual a quantidade de questões por prova e qual a pontuação mínima requerida?
As provas terão 20 (vinte) questões de múltipla escolha e a pontuação mínima requerida será de 70% (setenta por cento), ou seja, será necessário acertar pelo menos 14 (catorze) questões de um total de 20 (vinte) questões.


27)  Qual o prazo para retorno do resultado da prova técnica?
Ao finalizar a prova o usuário já terá o resultado automaticamente.


28) Poderei participar do chat durante a realização da prova técnica?
Não.


29) Quantas horas precisarei dedicar aos estudos para a conclusão do curso on-line?
Depende do prazo planejado para a conclusão do curso. Caso queira finalizá-lo em até 15 dias, recomendamos a dedicação de 8 horas por semana. Para a conclusão em 30 dias, recomendamos a dedicação de 4 horas a cada semana.


30) Gostei do curso e queria realizá-lo na modalidade presencial, conforme a agenda de cursos fornecida pela Tigerlog. Isso é possível, e se sim, qual o investimento necessário?
Sim, é possível, e recomendado em alguns casos devido à interação entre os participantes. Nesse caso o curso poderá ser realizado mediante o pagamento de 50% do valor do curso presencial.


31) Posso trancar o curso?
Sim, pode, mas para reativar o login e senha será necessário pagar uma taxa equivalente a 20% do valor do curso atualizado e mesmo deverá ser realizado desde do início.


32) Se o meu computador quebrar ao longo do curso, serei prejudicado?
Não, pois você poderá realizar o curso em qualquer computador. Basta ter o login e a senha para acesso ao curso, desde que esteja dentro do prazo para a conclusão do curso, conforme descrito na questão 22.


33) Existe algum contrato jurídico atrelado à aquisição do material?
Sim. Esse contrato visa resguardar e garantir o cumprimento dos direitos e deveres de cada parte. Ele terá validade de 3 (três) meses após a compra do material.


34)  O que acontecerá se eu não concordar com os termos do contrato?
Nesse caso, a Tigerlog reserva-se no direito de não comercializar o material.


35) Existem restrições para o uso do material comprado?
Sim. O material não pode ser utilizado para fins comerciais. Você não pode, por exemplo, revendê-lo e tampouco oferecer treinamentos aberto ao público utilizando o material adquirido. A única exceção aberta será para professores universitários em cursos de graduação, pós-graduação e outros de caráter de especialização, desde que mencionada a fonte e o autor. Caso o contrato seja descumprido, a pessoa responderá por processo civil e/ou criminal, conforme os termos constantes no contrato assinado.


36) Por quanto tempo poderei utilizar o material comprado?
Não existe limite de tempo para a utilização do material; uma vez comprado, o uso é permanente. Apenas fique atento para as atualizações do curso.


37) Poderei utilizar o material em trabalhos de conclusão de curso?
Sim, desde que mencionada a fonte e o autor.


38) Poderei utilizar o material em treinamentos internos na empresa onde trabalho?
Sim, desde que mencionada a fonte e o autor.


39)  Poderei compartilhar o material com outras pessoas?
Sim, pode, mas é importante que essas outras pessoas estejam cientes dos termos constantes no contrato assinado quanto ao uso do material. Dependendo do uso feito, você poderá ser responsabilizado na esfera civil e/ou criminal.

 
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